1302 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
Um estudo recente da Sputnik revelou que um terço dos países membros da ONU está se movendo em direção à desdolarização, optando por realizar pagamentos em suas próprias moedas nacionais em vez do dólar americano.
A análise destacou que os apelos mais fortes para substituir o dólar por moedas nacionais provêm de países membros de grandes blocos regionais como a ASEAN e o BRICS, que recentemente se expandiu para incluir mais nações.
O estudo se baseou em declarações de representantes de 193 países da ONU, descobrindo que pelo menos 68 nações apoiam a desdolarização ou já estão tomando medidas para implementá-la.
O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, tem defendido a ideia de uma moeda alternativa ao dólar para transações no BRICS, uma posição compartilhada pelo ministro da Economia da África do Sul, Enoch Godongwana, que defende mais empréstimos em moedas nacionais.
O presidente queniano, William Ruto, também apoiou a mudança para o sistema de pagamentos pan-africano, abandonando o dólar em favor de transações regionais.
A pesquisa da Sputnik sugere que muitos países estão se tornando conscientes dos riscos de depender do dólar tanto para pagamentos quanto para poupança, levando à consideração mais ampla do conceito de desdolarização.
Israel, por exemplo, já anunciou planos para reduzir a participação do dólar em suas reservas cambiais em favor do yuan chinês, enquanto o Vietnã proibiu depósitos de longo prazo em moeda estrangeira.
Maksim Osadchy, chefe do departamento analítico do Banco BKF em Moscou, vê a desdolarização como uma consequência da fragmentação da economia global e da transição para um mundo multipolar, sendo acelerada pelas sanções contra a Rússia.
Sergei Glaziev, ministro da Integração e Macroeconomia da Comissão Econômica da Eurásia da Rússia, ressaltou a importância de acelerar a transição para moedas nacionais nas transações entre a União Econômica da Eurásia e a ASEAN.
Em 2023, o dólar teve seu pior desempenho desde a recessão global de 2020, caindo 2,7% em comparação com outras moedas importantes.
Com informações da Sputnik
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.