Letalidade policial em São Paulo dispara sob governo Tarcísio

Portal Plantão Brasil
5/1/2024 17:06

Letalidade policial em São Paulo dispara sob governo Tarcísio

0 0 0 0

610 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A letalidade das Rondas Ostensivas Tobias Aguiar (Rota), unidade de elite da Polícia Militar de São Paulo, aumentou drasticamente em 2023, com 32 pessoas mortas em serviço, quase cinco vezes mais do que as 7 mortes em 2022. Este aumento de 357% na letalidade da Rota supera significativamente o crescimento geral de 26% na corporação no primeiro ano do governo Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Dados do Ministério Público Estadual de São Paulo mostram que, incluindo mortes causadas por agentes da Rota fora de serviço, o total sobe para 37 em 2023, comparado a 12 em 2022. Análises específicas revelam que os Batalhões de Ação Especial de Polícia (Baeps) também tiveram aumento nas mortes, com 57 em 2023, contra 27 em 2022.

O governador Tarcísio tem minimizado a eficácia das câmeras corporais, apesar de estudos indicarem sua contribuição na redução da letalidade policial. "Os contratos das câmeras permanecem, mas qual a efetividade delas na segurança do cidadão? Nenhuma", declarou Tarcísio, ignorando evidências do impacto positivo desses equipamentos.

Rafael Alcadipani, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, critica a postura do governo, destacando que as câmeras beneficiam tanto a sociedade quanto os policiais. Por outro lado, a Secretaria da Segurança Pública, liderada por Guilherme Derrite, afirma investir em treinamento e políticas para reduzir mortes em confronto, incluindo a análise de cada ocorrência por uma Comissão de Mitigação e Não Conformidades.

A SSP defende que as mortes resultam da ação dos criminosos e não da atuação policial, assegurando que todos os casos são investigados e julgados pelo Judiciário. O programa de câmeras corporais continua ativo, com manutenção e orçamento planejado para 2024.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians