Alckmin celebra superávit comercial histórico de quase US$ 100 bilhões em 2023

Portal Plantão Brasil
6/1/2024 13:31

Alckmin celebra superávit comercial histórico de quase US$ 100 bilhões em 2023

0 0 0 0

1357 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) divulgou um relatório anual mostrando um recorde histórico nas exportações brasileiras em 2023, atingindo 339,7 bilhões de dólares, com um crescimento de 1,7% em relação ao ano anterior.

O superávit comercial também foi recorde, atingindo 98,8 bilhões de dólares, com um aumento de 60,6%. Geraldo Alckmin, vice-presidente e ministro do MDIC, enfatizou que o crescimento brasileiro foi dez vezes superior à média global, atribuindo esse avanço à retirada das restrições dos EUA sobre a exportação de tubos de aço brasileiros e destacando o apoio do BNDES e da Apex na expansão das empresas exportadoras.

O setor agropecuário teve um papel fundamental, contribuindo com 24% das exportações, totalizando 81,5 bilhões de dólares, com um aumento de 9% ao longo do ano. Alckmin ressaltou o desempenho do Brasil em retomar parcerias com países como China, Indonésia, México, Vietnã, entre outros, resultando em um superávit de 8,2 bilhões de dólares.

Para 2024, Alckmin projeta um ano promissor para o comércio exterior brasileiro, com a expectativa de alcançar o recorde de 348 bilhões de dólares em exportações. Destacou também os esforços do Governo Federal em fortalecer relações internacionais e buscar novas oportunidades.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians