551 visitas - Fonte: Plantão Brasil
No dia 8 de janeiro de 2023, o Brasil testemunhou uma ameaça à democracia quando uma turba de extremistas de direita tentou derrubar o governo recém-eleito de Luiz Inácio Lula da Silva. A Fórum, em uma série de reportagens, denunciou a trama liderada pelo núcleo militar e de arapongagem do governo Bolsonaro, transmitindo ao vivo a fonte da Polícia Federal dentro do Palácio do Planalto durante o ataque.
Na comemoração do primeiro aniversário do incidente, a fonte da PF concedeu uma entrevista exclusiva, revelando informações inéditas sobre os momentos de tensão. A trama, conforme descrita pelo agente federal, envolvia uma rede complexa disseminando desinformação para criar uma realidade paralela favorável ao golpismo.
O policial relata que, por pelo menos uma hora, havia a certeza de que o golpe havia sido bem-sucedido dentro do Palácio do Planalto. Surpreendentemente, a tropa encarregada de proteger a sede da Presidência parecia estar em conluio com os criminosos, aguardando uma ordem superior para agir.
A matéria destaca uma revelação inédita, indicando que a guarda presidencial não tomou ação durante o ataque, alimentando a crença dos golpistas de que as Forças Armadas os apoiavam. O servidor da PF enfatiza que a intervenção federal e a rede de resistência evitaram que o golpe fosse bem-sucedido.
Em uma afirmação firme, o agente federal reitera que não se arrepende de ter alertado a Fórum sobre a trama golpista em dezembro de 2022. Ele destaca que contribuiu para alertar as autoridades sobre o plano e expor a realidade da ameaça à democracia.
Quanto ao papel da imprensa, o policial elogia a Fórum por seu trabalho pioneiro, destacando a importância do jornalismo na preservação da democracia. Ele destaca que o profissionalismo da imprensa, incluindo a Fórum, foi essencial para conter a ameaça durante o período crítico.
Com informações da Revista Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.