Lula e Santiago Peña se reúnem para avançar acordo Mercosul-UE

Portal Plantão Brasil
13/1/2024 10:29

Lula e Santiago Peña se reúnem para avançar acordo Mercosul-UE

0 0 0 0

1027 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X

O Presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, tem encontro marcado com o Presidente do Paraguai, Santiago Peña, na próxima segunda-feira (15) no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores do Brasil. O encontro está programado para as 11h.

Um dos principais tópicos na agenda de discussão entre os líderes é o avanço nas negociações do acordo comercial entre o Mercosul, que inclui Brasil, Paraguai, Argentina e Uruguai, e a União Europeia. Este acordo visa ampliar o acesso aos mercados e fomentar o comércio bilateral.

As negociações entre Mercosul e União Europeia têm enfrentado desafios, principalmente relacionados às concessões de mercado. O Brasil, sob a liderança de Lula, manifestou preocupações de que a União Europeia não esteja oferecendo contrapartidas significativas nas áreas onde os países do Mercosul são mais competitivos.

Além disso, está em discussão um acordo paralelo focado em sustentabilidade, que visa garantir o cumprimento dos compromissos assumidos no Acordo de Paris de 2015. Há debates em andamento sobre as penalidades aplicáveis em caso de não cumprimento desses compromissos ambientais.

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia, inicialmente anunciado em 2019, ainda não foi finalizado em todos os seus aspectos. Para sua efetivação, é necessário o aval dos parlamentos e governos dos 31 países envolvidos.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians