686 visitas - Fonte: Plantão Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma as obras da Refinaria Abreu e Lima em Recife, um projeto iniciado em seu primeiro governo e interrompido pela Operação Lava Jato. Este projeto representa a reconstrução da indústria petro naval brasileira, severamente afetada pelas investigações e tentativas de privatização da Petrobras.
Lula, ao visitar a refinaria, reforça o compromisso com a geração de empregos, estimando criar cerca de 30 mil vagas diretas e indiretas. A Abreu e Lima, responsável por refinar 100 mil barris de petróleo diariamente, contribui significativamente para a arrecadação do ICMS em Pernambuco.
Esta iniciativa simboliza também a retomada do papel central da Petrobras no refino do petróleo, considerado estratégico pelo governo atual para o controle dos preços dos combustíveis. A visita à refinaria ocorre em um contexto de críticas às privatizações realizadas nos governos de Michel Temer e Jair Bolsonaro.
A Abreu e Lima, que havia sido listada para privatização, agora é retirada desse plano, contrastando com outras refinarias vendidas, como a Landulpho Alves na Bahia, que agora pratica preços elevados de diesel e gasolina.
O evento na refinaria representa também uma postura política contra a Operação Lava Jato, que, sob a liderança de Deltan Dallagnol e Sergio Moro, focou na refinaria como parte de um esforço para apoiar a privatização da Petrobras, utilizando a corrupção como justificativa.
Com informações da Revista Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.