Governo envia Força Nacional para proteger povos indígenas no Paraná e Maranhão

Portal Plantão Brasil
20/1/2024 10:25

Governo envia Força Nacional para proteger povos indígenas no Paraná e Maranhão

0 0 0 0

800 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X

A Força Nacional de Segurança Pública foi autorizada a prestar apoio à Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) em ações em terras indígenas específicas nos estados do Paraná e Maranhão, conforme anunciado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. Essa iniciativa foi oficializada em portarias publicadas no Diário Oficial da União.

No Paraná, a Força Nacional atuará na Terra Indígena (TI) Tekoha Guasu Guavira, habitada pelo povo Avá-Guarani, localizada nos municípios de Altônia, Guaíra e Terra Roxa. A região vem enfrentando intensos conflitos relacionados à disputa de terras desde 2020, após a anulação de um relatório de 2018 que identificava e delimitava a terra indígena. Em 2023, essa decisão foi revista e o processo de demarcação foi retomado, mas os conflitos se intensificaram, levando a um ataque em janeiro de 2024 que resultou em três indígenas feridos.

No Maranhão, a Força Nacional continuará seu apoio na Terra Indígena Cana Brava Guajajara, abrangendo os municípios de Barra do Corda, Grajaú e Jenipapo dos Vieiras. Desde agosto de 2023, a Força Nacional vem auxiliando na região em meio a graves conflitos por disputa de terras, garantindo a segurança dos agentes que trabalham na terra indígena.

As ações da Força Nacional em ambas as terras indígenas serão coordenadas em conjunto com os órgãos de segurança pública estaduais.

Com informações da Agência Brasil

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians