1156 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
No primeiro ano da gestão de Tarcísio de Freitas como governador de São Paulo, houve uma redução significativa nos investimentos públicos, marcando uma queda de 36% em comparação ao ano anterior. Os dados da Secretaria Estadual da Fazenda apontam que os investimentos em áreas vitais como Saúde, Educação, Segurança Pública, Transportes e Habitação totalizaram R$ 19,4 bilhões, uma diminuição notável frente aos R$ 30,5 bilhões investidos em 2022, considerando a correção pela inflação.
Especialistas em gestão pública ressaltam que é comum um aumento nos investimentos no último ano de mandato, mas 2022 se destacou pela retomada econômica pós-pandemia, o que ocasionou a liberação de investimentos represados. No entanto, a administração atual ficou aquém dos investimentos realizados no primeiro ano de João Doria, especialmente em setores fundamentais como Saúde, Educação e Segurança Pública.
A Secretaria da Fazenda justificou essa redução no investimento devido a um cenário econômico desfavorável, que impactou a arrecadação do ICMS em São Paulo e em outras unidades federativas. Essa queda nos investimentos levanta questões sobre a capacidade do governo atual de manter e melhorar os serviços públicos essenciais para a população paulista.
Com informações do Metrópoles
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.