A deputada federal Júlia Zanatta (PL-SC), alinhada ao bolsonarismo, causou polêmica ao postar em seu Instagram uma foto sua e de Brenda Provesi, youtuber e empresária, portando armas israelenses da marca Israeli Weapon Industry (IWI) em um clube de tiro. Zanatta, conhecida por suas posturas extremistas, enaltece as armas como "joias israelenses", propagandeando-as como itens de desejo, semelhante a produtos de beleza ou moda.
Brenda, por sua vez, segura uma Tavor 9 mm, enquanto Zanatta empunha uma Uzi Pro de mesmo calibre. Ambas as armas são utilizadas por forças de segurança israelenses, incluindo o Mossad. A promoção das armas, no entanto, é feita de maneira trivial, como se fossem meros acessórios.
Zanatta, conhecida por seu fervoroso apoio ao armamentismo, utiliza a postagem para propagar suas ideias, incentivando mulheres a se armarem. Ela afirma que "armas salvam vidas de mulheres", rejeitando as visões desarmamentistas. A deputada tem um papel ativo no lobby armamentista no Brasil, especialmente na organização de eventos como a Shot Fair de Joinville.
George Washington de Oliveira Sousa, influenciado por Jair Bolsonaro, é outro exemplo dessa cultura armamentista. Posteriormente preso, ele tinha planos de cometer atos terroristas e se inspirava no ex-presidente. A influência do lobby armamentista, liderado por figuras como Bolsonaro e Eduardo Bolsonaro, é notável, especialmente na proximidade com a National Rifle Association (NRA) dos EUA.
A indústria bélica israelense, representada pela IWI, tem fortes laços comerciais com o Brasil, fornecendo armas para forças de segurança em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. As implicações dessas relações para a segurança pública brasileira e as políticas de combate ao crime organizado são profundas e controversas.
Com informações da Revista Fórum
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.
O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.