1076 visitas - Fonte: Plantão Brasil
A China manifestou apoio para que os países do BRICS (Brasil, Rússia, China, Índia e África do Sul) explorem alternativas ao sistema de pagamentos SWIFT. Esta declaração foi feita pelo porta-voz Wang Wenbin, do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, durante uma coletiva de imprensa em Pequim, ressaltando a importância da estabilidade financeira global e aprimoramento da governança econômica internacional.
z
Wang Wenbin referiu-se à recente declaração da chefe do Banco Central russo, Elvira Nabiullina, sobre discussões entre os países do BRICS para a interação dos sistemas nacionais de transmissão de mensagens financeiras, visando criar uma alternativa ao SWIFT. Estes esforços visam impulsionar o comércio e o investimento mútuos entre mercados emergentes e países em desenvolvimento.
Os países do BRICS estão desenvolvendo um sistema de pagamentos chamado "BRICS Pay", que visa facilitar pagamentos e liquidações em moedas locais. Este sistema não pretende substituir os sistemas de pagamento nacionais, mas integrá-los através de inovações fintech, conectando cartões de crédito ou débito a carteiras online para pagamentos através de um aplicativo móvel.

Além do BRICS Pay, a China tem seu próprio sistema de pagamentos, o CIPS (’Cross-Border Interbank Payment System’), lançado em 2015 para facilitar pagamentos e comércio transfronteiriços em renminbi. Outros sistemas de pagamento digital populares na China incluem Alipay e WeChat Pay, que utilizam QR codes para transações.

A Rússia também implementou seu sistema de pagamentos, o Mir, em resposta às sanções ocidentais de 2014. Atualmente, o Mir é aceito em vários países e tem ganhado destaque após a suspensão das operações de Visa e MasterCard na Rússia.

Estes movimentos indicam um esforço conjunto dos países do BRICS para a desdolarização e o uso de moedas nacionais em transações financeiras internacionais, reduzindo a dependência de sistemas como SWIFT, Visa e Mastercard, dominados por normas dos EUA.
Com informações do DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.