786 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Ricardo Cappelli, ex-secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, foi convidado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin para assumir a presidência da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Cappelli confirmou a aceitação do convite, marcando mais um passo importante em sua trajetória profissional.
Com vasta experiência em cargos públicos, Cappelli deixou o Ministério da Justiça após a transição de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). Sua carreira inclui também a atuação como interventor na segurança pública do Distrito Federal após os incidentes de 8 de janeiro e como chefe interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República.
Além disso, Cappelli teve papel relevante no Ministério do Esporte entre 2012 e 2015, como Secretário Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social. Ele também foi secretário de Estado no governo do Maranhão, sob a gestão de Flávio Dino, entre 2015 e 2022.
Antes de assumir o novo cargo na ABDI, Cappelli se afastou temporariamente de suas funções no início de janeiro para férias, em um momento em que seu futuro no Ministério da Justiça estava incerto devido à nomeação de Ricardo Lewandowski como novo ministro.
Veja o vídeo que o vice-preidente Geraldo Alckmin publicou no X:
Com alegria, anuncio o novo presidente da @abdi_digital, @RicardoCappelli, que fez um excelente trabalho no Ministério da Justiça e agora vem para o nosso time agregar sua experiência e compromisso público à missão da neoindustrialização do presidente @LulaOficial. Seja bem-vindo… pic.twitter.com/M3d7Ah1qeH
— Geraldo Alckmin ???? (@geraldoalckmin) January 31, 2024
Recebi e aceitei o convite do vice-presidente da República, @geraldoalckmin , para presidir a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial - ABDI.
— Ricardo Cappelli (@RicardoCappelli) January 31, 2024
Este é um desafio central do governo do pres. @LulaOficial . É a prosperidade que faz as pessoas confiarem na democracia.