709 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Na cerimônia de abertura do ano judiciário no Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva proferiu um discurso poderoso, enfatizando a resiliência da democracia brasileira diante de tentativas golpistas. Lula, de maneira sutil, lembrou as declarações incendiárias do deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que outrora sugeriu que o fechamento do STF seria simples. O presidente contrastou essa declaração com a realidade dos eventos de 8 de janeiro de 2023, onde milhares de extremistas falharam em abalar as instituições democráticas do Brasil.
"Diziam que para fechar o STF bastaria um cabo e um soldado. Pois vieram milhares de golpistas, armados de paus, pedras e muito ódio, e não fecharam nem o Supremo, nem o Congresso e nem o Planalto. Pelo contrário, as instituições e a democracia saíram fortalecidas", destacou o presidente.
Lula ressaltou que a democracia brasileira emergiu mais fortalecida após esses eventos, destacando a importância de se defender contra os extremistas que buscam corroer a democracia de dentro para fora. O presidente enfatizou a natureza dinâmica da democracia e a necessidade contínua de avançar e protegê-la.
O presidente do STF, ministro Luís Roberto Barroso, ecoou sentimentos semelhantes em seu discurso, celebrando a preservação da democracia e destacando os esforços da Corte para aumentar a eficiência e tornar o sistema judiciário mais acessível ao público. Barroso enfatizou a importância de simplificar a linguagem jurídica para democratizar o entendimento legal.
O evento também marcou um momento simbólico, com a participação de Lula, Barroso e Rodrigo Pacheco, presidente do Congresso Nacional, na retirada das grades que cercavam o STF, colocadas como medida de proteção após os atos de 8 de janeiro de 2023. Este gesto simbolizou a vitória da democracia e a normalização das condições de segurança no país.
Veja o vídeo:
Jair Bolsonaro segue apanhando na abertura do ano judiciário. Agora é a vez do Lula bater. Hoje vai ter mi mi mi do tio do zap.
— GugaNoblat (@GugaNoblat) February 1, 2024
Obs: parem de zoar minha televisão, eu vi crescer cada um desses defeitos, começou com um único risco, até virar isso aí. Me apeguei, tem um valor… pic.twitter.com/GTfS70bUZA