701 visitas - Fonte: Plantão Brasil
No discurso de abertura dos trabalhos legislativos, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), enfatizou que os deputados foram parceiros leais do governo e, agora, esperam a mesma consideração em troca.
Lira destacou realizações do Congresso, como a desoneração da folha de pagamento e o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (PERSE), que salvaguardaram milhões de empregos durante a crise da pandemia. Ele frisou que tais conquistas não devem ser desfeitas ou alteradas sem um debate amplo e respeitoso com o Legislativo.
O presidente da Câmara alertou o governo contra o que ele chama de erro de subestimar a Casa, declarando que os parlamentares não são meros "carimbadores" de decisões do Executivo.
Assista ao vídeo:
Arthur Lira ameaçando o governo.
— Pedro Ronchi (@PedroRonchi2) February 5, 2024
Lula avisou. https://t.co/5QyC0Ye8mg pic.twitter.com/FIWTO6t6CX
Não pode um presidente da Câmara dos Deputados usar de um momento solene, como a abertura do ano legislativo, para mandar recados e retomar a descabida ideia de querer usurpar uma competência constitucional que não cabe ao parlamento, como a de controlar o orçamento. pic.twitter.com/IROJgoWSzU
— Humberto Costa (@senadorhumberto) February 5, 2024