Tarcísio de Freitas negligencia tarifa social da Sabesp e prejudica 900 mil famílias

Portal Plantão Brasil
6/2/2024 14:16

Tarcísio de Freitas negligencia tarifa social da Sabesp e prejudica 900 mil famílias

0 0 0 0

849 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X

A gestão de Tarcísio de Freitas em São Paulo, caracterizada por sua afinidade com o bolsonarismo, tem falhado em cumprir a tarifa social de água da Sabesp, afetando diretamente cerca de 900 mil famílias de baixa renda em várias cidades do estado. A Rede Brasil Atual revelou a negligência do governo em relação a esta questão crucial, evidenciando o aumento dos custos de água e saneamento para essas famílias, em contradição com as diretrizes legais.

Desde que Tarcísio intensificou seus esforços para privatizar a Sabesp, a empresa estatal de saneamento tem deixado de implementar a tarifa social, que deveria beneficiar as famílias inscritas no CadÚnico. Diversas entidades de moradores denunciam que essa omissão faz parte de uma estratégia maior para favorecer a privatização da Sabesp, prejudicando os mais vulneráveis.

Segundo a Arsesp, as famílias de baixa renda deveriam estar usufruindo de um abatimento na conta de água desde setembro de 2023, mas isso não tem sido observado na prática. Mais de 30 organizações sociais enviaram uma carta à Arsesp, exigindo transparência e a implementação efetiva da tarifa social, que pode reduzir em até 50% as tarifas de água e esgoto para a população carente.

Edson Aparecido da Silva, secretário executivo de uma das entidades envolvidas, expressou preocupação com a suspensão da medida, coincidindo com os planos de privatização da Sabesp. A situação atual coloca em risco o acesso a serviços básicos para as famílias mais necessitadas e destaca a necessidade urgente de uma intervenção governamental responsável.

As entidades questionam a falta de comunicação da Sabesp sobre o direito à tarifa reduzida e destacam que a transparência e a implementação correta das deliberações são fundamentais para garantir a justiça social. O governo Tarcísio, alinhado com a ideologia de Bolsonaro, mostra com essa ação sua negligência e falta de compromisso com as necessidades básicas dos cidadãos mais vulneráveis.

Com informações da Rede Brasil Atual

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians