1684 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Na manhã desta quinta-feira, a Polícia Federal deflagrou a operação Tempus Veritatis, investigando uma tentativa de golpe de Estado e a subversão do Estado democrático de Direito, visando perpetuar Jair Bolsonaro no poder. Dentre os alvos desta ampla operação, que se estendeu por dez estados, estava Valdemar Costa Neto, presidente do PL, detido em flagrante devido à posse de uma arma de fogo sem registro. Bolsonaro, ex-presidente, também figurou entre os investigados, sendo obrigado a entregar seu passaporte e proibido de comunicar-se com outros envolvidos na operação.
A investigação revelou a existência de uma minuta golpista que sugeria a prisão de figuras chave no judiciário e no legislativo, como os ministros do STF Gilmar Mendes e Alexandre de Moraes, além do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco. Segundo documentos da operação, a minuta foi entregue a Bolsonaro por Filipe Martins e Amauri Feres, indicando uma conspiração bem articulada.
Além de Valdemar, foram presos Filipe Martins, ex-assessor para Assuntos Internacionais da Presidência, e Marcelo Câmara, ex-ajudante de ordens de Bolsonaro. A operação também mirou ex-ministros do governo, como Braga Netto (Casa Civil), Anderson Torres (Justiça), Augusto Heleno (GSI) e Paulo Sérgio Nogueira (Defesa).
Os agentes cumpriram 33 mandados de busca e apreensão, quatro mandados de prisão preventiva e 48 medidas cautelares, abrangendo a proibição de contato entre os investigados e a suspensão do exercício de funções públicas. As medidas judiciais, expedidas pelo STF, refletem a seriedade das acusações e o compromisso com a preservação da democracia.
A operação desvendou uma organização criminosa que se dividiu em núcleos para disseminar falsas alegações de fraude nas eleições de 2022, com o objetivo de justificar uma intervenção militar. O primeiro eixo de atuação focou na propagação da versão de fraude eleitoral, enquanto o segundo visava a execução do golpe, contando com o apoio de militares especializados.
Com informações do R7
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.