2011 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Dirce Rogério, uma cidadã de 55 anos de Rio do Sul, Santa Catarina, conhecida entre os apoiadores da extrema direita como "Dona Dirce", foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal a 16 anos e 6 meses de prisão, juntamente com uma multa, por sua participação nos ataques antidemocráticos ao Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023. A pena inclui crimes graves como associação criminosa armada, tentativa de golpe de Estado e dano qualificado ao patrimônio da União, evidenciando a seriedade de suas ações contra o Estado Democrático de Direito.
Após sua libertação do presídio da Colmeia, onde passou oito meses detida, Dirce se encontrou com o senador Magno Malta (PL-ES), uma figura proeminente do bolsonarismo e do fundamentalismo neopentecostal no Congresso, evidenciando a conexão íntima entre os atos golpistas e certos líderes políticos da extrema direita.
A defesa de Dirce, em uma tentativa pífia de justificar seus atos, alegou que ela havia viajado a Brasília para "fazer uma oração pelo Brasil" e visitar a Catedral de Brasília, insinuando que sua presença no Palácio durante os ataques foi um acidente forçado pela ação das forças de segurança. Esse argumento frágil não conseguiu desviar a atenção da gravidade de suas ações, nem de sua participação ativa na violência daquele dia.
A Procuradoria-Geral da República, ao apresentar a denúncia, enumerou as acusações contra Dirce, destacando a ameaça que ela e outros como ela representam à democracia brasileira. A sentença do STF reafirma o compromisso das instituições judiciais em preservar os fundamentos democráticos do país, condenando aqueles que buscam subvertê-los.
A reação da defesa à condenação, prometendo recorrer, reflete uma contínua negação das responsabilidades por suas ações. Ainda não está claro se Dirce começará imediatamente a cumprir sua sentença, mas o caso serve como um lembrete dos perigos que a retórica e as ações extremistas representam para o Brasil.
Com informações doo DCM
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.