No dia da mentira, site apura que Bolsonaro divulgou 6.676 informações falsas em seu governo

Portal Plantão Brasil
1/4/2024 16:43

No dia da mentira, site apura que Bolsonaro divulgou 6.676 informações falsas em seu governo

Isso equivale a uma média alarmante de quase 4,58 inverdades por dia

0 0 0 0

1481 visitas - Fonte: Plantão Brasil

No Dia da Mentira, é impossível não lembrar do legado de desinformação deixado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, que fez do engano uma ferramenta recorrente ao longo de seu mandato. De acordo com uma análise realizada pelo site Aos Fatos, Bolsonaro proferiu mais de 6.676 falas enganosas ou completamente falsas entre 2019 e 2022, o que equivale a uma média alarmante de quase 4,58 inverdades por dia.



Sua presidência, particularmente marcada pela gestão desastrosa da pandemia de Covid-19, viu o ex-presidente espalhar 2.511 declarações falsas sobre a crise sanitária, abarcando quase 38% do total de suas mentiras. Temas como economia, meio ambiente e eleições também foram frequentemente distorcidos em suas falas.



As mentiras mais propagadas por Bolsonaro incluem a afirmação infundada de que seu governo não teve escândalos de corrupção, declarada pelo menos 249 vezes. Adicionalmente, ele insistiu falsamente em 139 ocasiões que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria barrado as ações do governo na pandemia, e em 115 vezes, alegou que sua administração balanceou medidas econômicas e de saúde.



A disseminação de desinformação por Bolsonaro ocorreu majoritariamente em entrevistas, seguidas de discursos, lives, debates e, em menor medida, redes sociais. Esse comportamento contribuiu significativamente para o clima de desconfiança e polarização que se instaurou no país, evidenciando um preocupante desrespeito pela verdade e pela dignidade do cargo presidencial.



Com informações do DCM



Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians