Mercado revisa para cima previsão de crescimento do PIB e mantém estimativa para inflação em 2024

Portal Plantão Brasil
2/4/2024 14:43

Mercado revisa para cima previsão de crescimento do PIB e mantém estimativa para inflação em 2024

0 0 0 0

725 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X

O otimismo do mercado em relação ao crescimento econômico do Brasil em 2024 está em leve ascensão, conforme indica a mais recente edição do boletim Focus divulgado pelo Banco Central. Economistas consultados revisaram para cima a expectativa para o aumento do Produto Interno Bruto (PIB), agora estimando um crescimento de 1,89% para este ano, um ajuste frente à projeção anterior de 1,85%. Tal otimismo, contudo, não se refletiu em mudanças para as projeções de crescimento em 2025, mantendo-se estável em 2,00%.

As expectativas para a inflação se mantiveram inalteradas, sustentando a previsão de 3,75% para o ano corrente e 3,51% para 2025, indicando uma percepção de estabilidade nos preços ao consumidor. Interessantemente, as projeções de inflação para os anos subsequentes, 2026 e 2027, permanecem fixadas em 3,50%, demonstrando uma visão de longo prazo consistentemente otimista quanto ao controle inflacionário no país.

Quanto à política monetária, as expectativas para a taxa Selic, o principal instrumento do Banco Central para controle da inflação, também não sofreram alterações, projetando-se uma taxa de 9,00% ao final de 2024 e uma leve redução para 8,50% ao final de 2025. Essas projeções indicam uma visão cautelosa do mercado quanto à condução da política monetária futura.

Em termos de taxa de câmbio, as estimativas permanecem estáveis, com a previsão de que o real brasileiro se valorize ligeiramente, alcançando R$ 4,95 por dólar ao final deste ano e R$ 5,00 ao fim do próximo, refletindo uma expectativa de estabilidade no cenário cambial.

Com informações da Reuters

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians