507 visitas - Fonte: Plantão Brasil
Nesta quinta-feira, a região de Fukushima, no Japão, foi abalada por um terremoto de magnitude 6,1, conforme divulgado pela Agência Meteorológica japonesa. Felizmente, as autoridades locais não emitiram nenhum alerta de tsunami, uma notícia que trouxe certo alívio aos residentes e à comunidade internacional, ainda que a lembrança de desastres anteriores permaneça viva na memória de todos.
O sismo teve seu epicentro a uma profundidade de 40 quilômetros, com os tremores sendo sentidos até em Tóquio. Apesar da força do terremoto, até o momento, não foram relatados danos significativos nem vítimas, um testemunho da eficácia dos regulamentos de construção e preparação para desastres naturais do Japão.
Esse evento sísmico sucedeu um terremoto devastador em Taiwan, que resultou em pelo menos nove mortes e mais de 1.000 feridos. A comparação desses eventos nos lembra da vulnerabilidade intrínseca de algumas regiões do planeta a desastres naturais.
A Tepco, operadora da usina de Fukushima, prontamente assegurou que não foram observadas "anomalias" na instalação após o tremor, uma declaração que visa tranquilizar a população ainda traumatizada pelo desastre nuclear de 2011. Naquele ano, um terremoto de magnitude 9, seguido por um tsunami, devastou a mesma região, resultando em mais de 18 mil mortes e desaparecimentos, além de desencadear uma crise nuclear sem precedentes.
O Japão, localizado em uma área de grande atividade sísmica, é palco de cerca de 1.500 terremotos anualmente. A rigorosa legislação de construção e a cultura de preparação para terremotos são vitais para a segurança de seus 125 milhões de habitantes, demonstrando a importância de políticas públicas eficazes na mitigação dos efeitos de tais desastres.
Veja os vídeos:
?? Imágenes de la ciudad de Fukushima después de que un muy fuerte terremoto de magnitud 6,2 sacudiera el Océano Pacífico Norte cerca de la costa de Miyagi-ken, Japón pic.twitter.com/JIU2MofZQE
— ???????? ???? ?????????? ?????????? (@vivalibre04) April 4, 2024
BREAKING: An earthquake of magnitude 6.0 occurred off the coast of Fukushima Prefecture in Japan. pic.twitter.com/zQxqdY7etw
— Readean (@readeancom) April 4, 2024