1174 visitas - Fonte: PlantãoBrasil/X
O Conselho de Direitos Humanos da ONU decidiu ao votar pela responsabilização de Israel por possíveis crimes de guerra e contra a humanidade cometidos em Gaza.
A medida, apoiada por 28 países, marca um passo significativo contra a impunidade, reafirmando a importância de preservar os direitos humanos e o direito internacional humanitário. Apesar da oposição de países como os Estados Unidos e a Alemanha, a resolução destaca a grave preocupação com as violações em território palestino ocupado.
Israel criticou duramente a decisão, alegando que ela favorece o Hamas e compromete seu direito de defesa. Contudo, a resolução reflete uma clara mensagem do Conselho: as ações de Israel serão escrutinadas e não há justificativa para crimes contra civis, mesmo sob o pretexto de defesa contra o terrorismo.
Os Estados Unidos, ao votar contra, lamentaram a falta de menção específica ao Hamas em ataques recentes, mas reconheceram a falha de Israel em proteger civis e permitir operações humanitárias seguras.
Com informações da Reuters
Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net
Follow @ThiagoResiste
APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!
Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.