Brasileira revela a verdadeira visão alemã sobre os "alemães" de Santa Catarina

Portal Plantão Brasil
11/4/2024 11:06

Brasileira revela a verdadeira visão alemã sobre os "alemães" de Santa Catarina

0 0 0 0

1390 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Vanessa Nascimento, brasileira residente na Alemanha, tornou-se um fenômeno viral nas redes sociais após expressar seu ponto de vista sobre catarinenses que se consideram alemães. Em um vídeo compartilhado no TikTok, ela narra um episódio ocorrido em Joinville, Santa Catarina, onde uma mulher tentou comunicar-se em português com seu namorado, que não fala a língua, insistindo em sua identidade alemã baseada em seu sobrenome de origem germânica.

Vanessa abordou a complexidade da identidade cultural em Santa Catarina, onde muitos se orgulham de sua ascendência alemã ao ponto de se identificarem como tal. Ela enfatiza, contudo, que antes da chegada dos imigrantes alemães, já existia uma população nativa na região.

Além disso, Vanessa pontua que na Alemanha, a percepção sobre essa auto-identificação dos catarinenses é de desconhecimento ou indiferença. Muitos alemães, segundo ela, não estão cientes da existência desses descendentes ou não os reconhecem como parte de sua comunidade, desconsiderando a ideia de que esses brasileiros possam se considerar alemães.

Este vídeo provocou uma ampla discussão sobre identidade, pertencimento e a maneira como a cultura e a descendência são percebidas tanto dentro quanto fora do Brasil. A questão levantada por Vanessa reflete sobre a importância do reconhecimento cultural e histórico, e sobre quem tem o direito de reivindicar uma identidade nacional.

Assista ao vídeo:



Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians