Eduardo Bolsonaro e comitiva viajam pelo mundo para articular contra a democracia brasileira

Portal Plantão Brasil
11/4/2024 17:04

Eduardo Bolsonaro e comitiva viajam pelo mundo para articular contra a democracia brasileira

0 0 0 0

904 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Uma delegação de deputados brasileiros liderada por Eduardo Bolsonaro (PL-SP) visitou Washington (EUA) com o objetivo de angariar apoio político e promover a narrativa de que o Brasil sob a gestão de Lula enfrenta uma "ditadura de esquerda". Esses parlamentares buscaram persuadir membros do partido Republicano a adotar medidas punitivas contra o Brasil, alegando violações de direitos de conservadores. Contudo, seus esforços foram frustrados quando o democrata James P. McGovern vetou uma audiência programada, expondo o uso político dos Estados Unidos por negacionistas eleitorais brasileiros.


A influência externa na política brasileira se tornou evidente com a postura de Elon Musk, proprietário do X (antigo Twitter), que desafiou ordens judiciais brasileiras e criticou o ministro do STF, Alexandre de Moraes. Esse episódio reforça as tentativas de setores bolsonaristas de construir uma imagem internacional negativa do Brasil, algo que se intensificou com a resposta de Moraes incluindo Musk em investigações sobre milícias digitais.

Após o cancelamento da audiência com a Comissão Tom Lantos, os parlamentares bolsonaristas aproveitaram para se reunir com membros da direita americana, tentando ganhar apoio para futuras audiências em outras comissões. Chris Smith, co-presidente da comissão, ao lado dos bolsonaristas, propôs um projeto de lei denominado "Lei Brasileira de Democracia, Liberdade e Direitos Humanos", embora fosse baseado em um documento sobre a Nicarágua, indicando confusão e desinformação nas ações dos deputados.

Especialistas em direitos humanos destacam que os bolsonaristas têm adotado estratégias de grupos dissidentes latino-americanos, tentando, de forma ilegítima, equiparar o governo brasileiro atual a regimes ditatoriais. As relações entre bolsonaristas e a direita latino-americana foram estreitadas na Flórida, um estado-chave para a organização de agendas bolsonaristas nos Estados Unidos.

A comitiva brasileira seguiu para o Parlamento Europeu após sua passagem pelos EUA, continuando a missão de denunciar uma suposta falta de democracia no Brasil. A insistência dessas visitas internacionais mostra uma estratégia deliberada do bolsonarismo de buscar reconhecimento e apoio externo para sua causa.



Com informações da Agência Pública

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians