Lava Jato se associou ilegalmente aos Estados Unidos e entregou provas ilegais contra a Petrobras

Portal Plantão Brasil
16/4/2024 16:22

Lava Jato se associou ilegalmente aos Estados Unidos e entregou provas ilegais contra a Petrobras

0 0 0 0

519 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Um relatório de inspeção da Corregedoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) sobre a atuação da 13ª Vara Federal de Curitiba, que comandou a Operação Lava Jato, revelou que houve uso irregular de provas e influência dos Estados Unidos em decisões cruciais. De acordo com o documento, obtido pela Folha de S.Paulo, a operação permitiu que autoridades americanas acessassem depoimentos de colaboradores de maneira flexibilizada, desrespeitando exigências legais brasileiras.

As investigações também apontaram que os EUA tiveram papel decisivo na definição dos valores dos acordos de leniência com grandes empresas como Odebrecht e Braskem. Este envolvimento estrangeiro levou ao afastamento de figuras chave da Lava Jato, incluindo Sergio Moro e Gabriela Hardt, por suspeitas de desvio de cerca de R$ 2,5 bilhões para uma fundação que serviria interesses privados.

O CNJ acusa Moro, Hardt e o procurador Deltan Dallagnol de estarem envolvidos em atividades que poderiam configurar crimes de prevaricação, corrupção privilegiada e corrupção passiva. Segundo o relatório, esses atos foram impedidos apenas por uma decisão do Supremo Tribunal Federal.

Luís Felipe Salomão, corregedor nacional de Justiça, sugeriu que os valores recuperados na Lava Jato foram manipulados para beneficiar a Petrobras de forma ilegal, configurando um esquema de ’cashback’. Ele destacou a necessidade de uma investigação criminal para apurar mais profundamente as condutas dos envolvidos.

O relatório também levantou preocupações sobre a falta de transparência e controle nos repasses feitos à Petrobras, indicando que a força-tarefa pode ter agido com omissão e irregularidade. A conduta suspeita dos agentes públicos envolvidos pode levar a penas significativas, inclusive para Hardt, que enfrenta a possibilidade de até 26 anos de prisão se condenada.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians