Prefeita de Canoinhas, SC joga livros no lixo e defende censura em bibliotecas

Portal Plantão Brasil
18/4/2024 17:00

Prefeita de Canoinhas, SC joga livros no lixo e defende censura em bibliotecas

0 0 0 0

820 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Um vídeo que viralizou nas redes sociais mostra a prefeita de Canoinhas (SC), Juliana Maciel (PSDB), descartando uma pilha de livros e defendendo abertamente a censura em bibliotecas municipais. No vídeo, Maciel afirma: "Eu jamais jogaria livro no lixo, mas porcaria numa biblioteca aqui do nosso município não vai ter mais não", sem, contudo, especificar quais obras considera inadequadas.

Na gravação, a prefeita também critica o projeto "Mundoteca", associando-o erroneamente ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando na verdade foi criado durante o mandato de Jair Bolsonaro (PL) em 2019. O projeto tem como objetivo reformar e construir bibliotecas, promovendo a leitura por meio de atividades lúdicas, com financiamento do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac) através da Lei Rouanet.

Juliana Maciel atribui ao projeto uma suposta indução de crianças e adolescentes a conteúdos que, segundo ela, contrariam os "valores" da comunidade local. "A Mundoteca, que é um programa do governo federal e tal da Lei Rouanet, coisa que vocês também já conhecem. Mais uma vez o governo do PT faz esse tipo de coisa: bota o adolescente, bota a criança, induz a coisas que não são dos valores que a gente acredita", declara a prefeita no vídeo.

A atitude da prefeita gerou debates acalorados sobre a liberdade de expressão e o papel das autoridades na determinação do que é apropriado ou não para leitura pública. Em sua declaração final no vídeo, Maciel convoca outros prefeitos a fazerem uma revisão criteriosa nos livros disponíveis em bibliotecas sob sua jurisdição, sugerindo uma "limpa" nos acervos.

Esta posição de Maciel reflete uma crescente polarização sobre a censura e o controle de conteúdo em espaços educativos e culturais, colocando em cheque princípios democráticos fundamentais de liberdade intelectual e acesso à informação.

Assista ao vídeo:



Com informações de Carta Capital

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians