Maioria dos Influenciadores de extrema direita no Brasil são evangélicos

Portal Plantão Brasil
22/4/2024 12:32

Maioria dos Influenciadores de extrema direita no Brasil são evangélicos

0 0 0 0

267 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A pesquisa realizada pelo Monitor do Debate Político no Meio Digital, vinculado à Universidade de São Paulo, revelou que, entre os influenciadores digitais de extrema direita no Brasil, oito dos dez mais ativos são evangélicos. Esse levantamento, que observou as atividades desses influenciadores ao longo de três meses, indica uma forte presença desses atores em estados como Santa Catarina e São Paulo, enfatizando a conexão entre a fé e a política de direita extrema.

Christina Vital, professora da Universidade Federal Fluminense e coordenadora do estudo, destaca que esses influenciadores não só publicam frequentemente, mas também possuem um alcance considerável em suas redes, onde promovem conteúdos que frequentemente invocam sentimentos de medo e desconfiança sem propor soluções construtivas. As publicações, muitas vezes, servem apenas como porta de entrada para outros materiais do mesmo espectro ideológico.

Dentre os perfis mais influentes identificados, destacam-se figuras políticas como o deputado federal Nikolas Ferreira e o senador Flávio Bolsonaro, bem como a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. O estudo observou que essas personalidades utilizam plataformas como o X (antigo Twitter), Instagram, Facebook e YouTube para disseminar suas ideias, sendo o X a plataforma mais empregada.

A pesquisa também aponta para uma estratégia recorrente de tentar desvincular as manifestações de atos de vandalismo, atribuindo as ações disruptivas ao governo atual, e não aos seus verdadeiros autores, configurando uma tentativa de manipulação da narrativa pública.

O levantamento, que contou com a colaboração de diversos especialistas e o financiamento da Fundação Heinrich Böll, oferece uma visão detalhada de como a extrema direita e os segmentos evangélicos mais radicais têm se articulado para influenciar o discurso político no país, principalmente através das redes sociais.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians