Prefeita de Canoinhas que jogou livros no lixo mente. Mundoteca náo é projeto do governo do PT

Portal Plantão Brasil
25/4/2024 16:09

Prefeita de Canoinhas que jogou livros no lixo mente. Mundoteca náo é projeto do governo do PT

0 0 0 0

202 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Um vídeo viral recente captura a prefeita de Canoinhas (SC), Juliana Maciel (PL), em uma declaração enganosa sobre o projeto Mundoteca, sugerindo que ele seja uma iniciativa do "governo do PT" e financiado pela Lei Rouanet, o que ela critica por supostamente não alinhar com os "valores" locais. No entanto, essas alegações foram desmentidas pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, que esclareceu que a Mundoteca não é um programa governamental e que foi apoiado pela Lei Rouanet durante a administração de Michel Temer, e não sob o governo Lula.

O projeto Mundoteca, de fato, é desenvolvido pela FGM Produções e visa promover o acesso a livros em comunidades através de bibliotecas comunitárias. Apesar de ter recebido apoio via Lei Rouanet entre 2019 e 2023, a responsabilidade pelo seu conteúdo e gestão recai sobre as prefeituras após a implementação inicial.

Durante a sessão na CCJ, Maciel foi filmada descartando livros do projeto, incluindo títulos voltados ao público adulto, sob a alegação de que não são adequados para jovens. Esta ação levou a prefeitura a declarar que a gestão municipal tem o direito de selecionar os materiais em suas bibliotecas de acordo com as diretrizes educacionais locais.

Em resposta às críticas, a FGM Produções defendeu a integridade do projeto, enfatizando que os livros em questão foram recomendados para o público adulto e que não há evidências de que tenham sido emprestados de forma inapropriada. Apesar da polêmica, o projeto Mundoteca continua sendo um esforço para enriquecer as oportunidades culturais nas comunidades atendidas.

O incidente destaca a importância de verificar fatos e entender completamente os contextos dos programas culturais antes de fazer declarações públicas. O Ministério Público de Santa Catarina abriu uma investigação para apurar o descarte dos livros, garantindo que todas as partes envolvidas sejam ouvidas e que a verdade seja estabelecida.

Com informações de O Estado de Minas

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians