CNDH intensifica investigações sobre crescimetno vertiginoso de grupos neonazistas no Brasil

Portal Plantão Brasil
29/4/2024 10:13

CNDH intensifica investigações sobre crescimetno vertiginoso de grupos neonazistas no Brasil

0 0 0 0

244 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH), ligado ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, está ampliando as investigações sobre o aumento dos grupos neonazistas no Brasil, segundo reportagem da Folha de S.Paulo. O foco recente das apurações é o estado do Rio de Janeiro, com visitas programadas para ocorrer de 28 a 31 de maio.

Esse esforço segue uma missão anterior em Santa Catarina, onde foram ouvidas vítimas, autoridades e especialistas nas cidades de Blumenau e Florianópolis. As investigações fazem parte de uma agenda mais ampla que inclui missões também nos estados do Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo, provocadas por uma solicitação da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) para averiguar o crescimento desses movimentos extremistas.

Os dados coletados pela antropóloga Adriana Dias, que faleceu em 2023 e era uma renomada especialista no estudo do neonazismo, indicam um aumento de 64% na atividade de grupos neonazistas no Rio de Janeiro entre 2017 e 2021, com 34 atividades identificadas durante esse período.

Um relatório final sobre a investigação está sendo preparado por Carlos Nicodemos, conselheiro do CNDH, e Hélio Leitão, representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no conselho. Este documento visa oferecer um diagnóstico completo das atividades neonazistas e suas implicações sociais no Brasil.

Adicionalmente, o CNDH planeja apresentar os resultados das suas investigações na Comissão Interamericana de Direitos Humanos, que realizará sessões no Brasil em junho, e solicitou que a situação do país seja incluída em um relatório global da ONU sobre formas contemporâneas de racismo. Este cenário, conforme destacado pelo conselho, é alarmante, especialmente pelo aumento do discurso de ódio contra mulheres, a população negra e a comunidade LGBTQIAP+.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians