Gleisi Hoffmann denuncia "roubo" bilionário em dividendos da Petrobras

Portal Plantão Brasil
29/4/2024 14:35

Gleisi Hoffmann denuncia "roubo" bilionário em dividendos da Petrobras

0 0 0 0

787 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

Gleisi Hoffmann, presidente do PT, expressou profunda preocupação e indignação em relação aos altos valores pagos em dividendos pela Petrobras entre 2018 e 2023, totalizando R$ 446 bilhões, um montante que representa quase o valor de mercado da empresa. Segundo Gleisi, essa distribuição de lucros a acionistas, especialmente durante a gestão de Bolsonaro, caracteriza-se como um dos mais graves delitos contra o patrimônio nacional, visto que grande parte desses dividendos beneficiou acionistas estrangeiros, enquanto a população brasileira enfrentava desafios econômicos significativos.

Durante uma postagem no BlueSky, Gleisi descreveu essa situação como um "roubo" ao Brasil, criticando as mudanças no estatuto da Petrobras feitas em 2021 sob a administração de Bolsonaro e Paulo Guedes, que fixaram os dividendos em pelo menos 45% do caixa livre da empresa. Essa política resultou em pagamentos recordes de R$ 222 bilhões em 2022, a segunda maior distribuição de dividendos do mundo naquele ano.

A presidente do PT destacou que a maioria dos dividendos foi para acionistas e fundos internacionais, apontando que apenas uma fração menor ficou com investidores brasileiros. Ela também criticou o contraste entre os lucros obtidos por entidades estrangeiras e o investimento reduzido em desenvolvimento interno e produção de combustíveis mais acessíveis.

Com informações do BlueSky

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians