Policial militar denuncia agressões e torturas em curso de formação da PMDF

Portal Plantão Brasil
29/4/2024 14:39

Policial militar denuncia agressões e torturas em curso de formação da PMDF

0 0 0 0

208 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A 3ª Promotoria de Justiça Militar do Distrito Federal e a Corregedoria-Geral da Polícia Militar (PMDF) acompanharam a execução de 15 mandados de prisão em resposta às denúncias de agressões ocorridas durante um curso de formação da PMDF. Até o momento, 13 suspeitos foram detidos e um comprometeu-se a se apresentar. A investigação responde às acusações feitas pelo policial Danilo Martins, de 34 anos, que relatou ter sido agredido por se recusar a desistir do curso.

As agressões relatadas por Danilo incluem torturas físicas e psicológicas severas, perpetradas sob a supervisão de oficiais do curso. De acordo com seu testemunho, um tenente teria liderado os abusos, pressionando-o a desistir e usando métodos extremos para coagi-lo, como obrigá-lo a permanecer em um caixote de concreto por longos períodos e sujeitando-o a ataques com gás lacrimogêneo.

Além do tormento físico, Danilo foi coagido a assinar documentos de desistência e submetido a humilhações na frente dos colegas. Ele alega que após resistir à pressão inicial, foi submetido a uma sessão de exercícios extenuantes enquanto era agredido fisicamente. Essas torturas resultaram em lesões graves, levando Danilo a necessitar de cuidados intensivos para tratar uma condição de rabdomiólise e insuficiência renal aguda.

O Ministério Público, liderado pelo promotor Flávio Milhomem, solicitou medidas cautelares e a prisão dos militares envolvidos após iniciar o inquérito policial militar (IPM). As medidas incluem a apreensão de celulares e a suspensão do curso investigado, além do afastamento do comandante do Batalhão de Choque.

Os militares detidos estão agora sob custódia no 19º Batalhão da PM, aguardando a conclusão do IPM para a possível apresentação de denúncias e início de ação penal, caso as alegações de agressão e tortura sejam confirmadas. A PMDF iniciou uma investigação interna e afastou o coordenador do curso para garantir transparência no processo.

Com informações do Metrópoles

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians