Número de civis mortos pela Polícia de Tarcísio mais que dobra no último trimestre

Portal Plantão Brasil
30/4/2024 09:42

Número de civis mortos pela Polícia de Tarcísio mais que dobra no último trimestre

0 0 0 0

246 visitas - Fonte: Plantão Brasil

No primeiro trimestre de 2024, o número de civis mortos por ações policiais no estado de São Paulo apresentou um aumento alarmante, conforme dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) sob a gestão do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo a Folha de S.Paulo, foram registradas 179 mortes entre janeiro e março, um aumento de 138% em relação ao mesmo período do ano anterior, que teve 75 casos. Esse é o índice mais alto desde 2020, que contabilizou 218 mortes.

Essa escalada nas mortes ocorre em um contexto de intensificação das operações policiais, especialmente na Baixada Santista. O partido Psol acusou o governador e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PL), de crimes contra a humanidade perante o Tribunal de Haia, devido às operações Escudo e Verão, que resultaram em 84 mortes na região.

As operações Verão e Escudo, que visavam intensificar o policiamento na área, resultaram em chacinas com 56 e 28 mortes, respectivamente. Apesar dos esforços policiais, os dados da SSP indicam um aumento nos homicídios dolosos na região de Santos durante os meses de atuação das operações, com 40 homicídios dolosos registrados entre dezembro de 2023 e fevereiro de 2024, dois a mais que no período correspondente dos anos anteriores.

O governador Tarcísio de Freitas expressou desdém pelas denúncias de violações de direitos humanos associadas às operações policiais, o que acirra as críticas sobre sua administração e as políticas de segurança adotadas. Essa atitude reflete uma postura descompromissada com a garantia dos direitos humanos fundamentais, especialmente em uma região já marcada pela violência.

Este aumento nas mortes provocadas por intervenções policiais levanta sérias preocupações sobre a eficácia e humanidade das estratégias de segurança pública implementadas no estado, questionando a direção das políticas de segurança sob a liderança de Tarcísio de Freitas.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians