Brasil condiciona participação em cúpula de paz à presença da Rússia

Portal Plantão Brasil
30/4/2024 14:57

Brasil condiciona participação em cúpula de paz à presença da Rússia

0 0 0 0

533 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A Suíça convidou o presidente Lula a participar de uma cúpula para promover a paz entre a Rússia e a Ucrânia, agendada para meados de junho. O Brasil aceitaria o convite apenas com a garantia de participação russa, uma condição vista como crucial para qualquer discussão substancial sobre a paz. A Rússia já recusou o convite, percebendo a conferência como um esforço liderado pelos EUA, minando assim as expectativas de uma resolução inclusiva.

O evento, planejado para ocorrer em Lucerna, visa estabelecer um diálogo construtivo sobre o fim do conflito, enfatizando a necessidade de envolvimento de todos os principais envolvidos, incluindo Kiev e Moscou. O Itamaraty reitera que sem a presença de todos os atores-chave, os esforços de paz podem ser infrutíferos, refletindo a política externa brasileira que preza pela negociação e o diálogo inclusivo.

Este posicionamento do Brasil demonstra sua consistência em política externa, onde busca um papel mediador e pacificador, distanciando-se das abordagens mais polarizadas adotadas por administrações anteriores. A decisão de participar da cúpula refletirá o compromisso do Brasil com soluções diplomáticas equilibradas e sua influência crescente no cenário mundial como um promotor de diálogos de paz.

Com informações do g1

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians