Esquema ligado ao PCC suspeito de fraudar milhões em licitações em todo estado de São Paulo

Portal Plantão Brasil
30/4/2024 17:44

Esquema ligado ao PCC suspeito de fraudar milhões em licitações em todo estado de São Paulo

0 0 0 0

443 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Ministério Público de São Paulo desencadeou uma nova operação para desmantelar um grupo criminoso associado à facção Primeiro Comando da Capital (PCC), suspeito de fraudar licitações em todo o estado. Três vereadores de diferentes cidades paulistas e outras 10 pessoas foram detidas, conforme informações do G1

O esquema consistia em vereadores recebendo propina para beneficiar empresas do grupo em contratos de serviços de limpeza e vigilância nas câmaras municipais. O valor total dos contratos fraudulentos nos últimos anos ultrapassa os R$ 200 milhões.

Assista ao vídeo sobre a operação que procura desmantelar o grupo criminoso aqui:

A operação, conduzida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo e pela Polícia Militar, revelou três núcleos distintos no esquema: empresários e funcionários das empresas, advogados que atuavam em favor delas e agentes políticos que facilitavam a corrupção.

Entre os detidos estão os vereadores Ricardo Queixão (PSD), de Cubatão; Flavio Batista de Souza (Podemos), de Ferraz de Vasconcelos; e Luiz Carlos Alves Dias (MDB), de Santa Isabel. Além das prisões, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em 42 endereços.

Os materiais apreendidos incluem armas, celulares, notebooks, cheques, dinheiro em espécie e dólares. As defesas dos vereadores afirmaram que irão solicitar a revogação das prisões temporárias.

Os municípios envolvidos nos contratos sob análise incluem Guarulhos, São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Cubatão, entre outros. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), destacou a importância de combater o crime organizado, que está se infiltrando no poder político e lavando dinheiro em atividades lícitas.

Essa operação se desdobrou da ’Operação Fim da Linha’, que não tem ligação direta, mas compartilha o objetivo de desarticular atividades criminosas associadas ao PCC. A prisão de dirigentes de empresas de ônibus na semana passada também está relacionada a essas investigações.
Assista ao vídeo no link:

Com informações do G1.

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians