Tragédia no RS: Lula envia 335 militares para socorrer a população

Portal Plantão Brasil
2/5/2024 11:51

Tragédia no RS: Lula envia 335 militares para socorrer a população

0 0 0 0

331 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitará o Rio Grande do Sul nesta quinta-feira (2/5) para colaborar com as respostas às severas enchentes que afligem o estado, onde 4.500 pessoas estão desabrigadas ou desalojadas, 21 estão desaparecidas e 10 perderam a vida. Ele planeja se reunir com o governador Eduardo Leite (PSDB) e inspecionar as áreas mais afetadas, especialmente na região de Santa Maria, acompanhado dos ministros Renan Filho (Transportes), Waldez Goes (Desenvolvimento Regional) e Paulo Pimenta (Secretaria de Comunicação).

Durante uma conversa telefônica na noite de quarta-feira (1º/5), Lula assegurou ao governador que o Governo Federal não poupará esforços ou recursos para ajudar os afetados. A Defesa Civil Nacional e especialistas em meteorologia estão trabalhando para antecipar as necessidades emergenciais, enquanto uma equipe do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) foi mobilizada para atender às áreas mais críticas.

O presidente expressou, nas redes sociais, sua determinação em ajudar pessoalmente: "Estou pensando em ir amanhã ao Rio Grande do Sul para que a gente possa ajudar de forma efetiva a diminuir o sofrimento desse povo". A Força Aérea Brasileira (FAB) já está ativa na região, coordenando resgates dos atingidos pelas enchentes desde a noite de terça-feira (30/04).

A situação exigiu a mobilização de 335 militares das Forças Armadas, que desde terça-feira auxiliam na resposta ao desastre por meio da Operação Taquari II. Com equipamentos como 12 embarcações, cinco helicópteros e 43 viaturas, a operação suporta os esforços da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, abrangendo múltiplos municípios incluindo Candelária, Eldorado do Sul, e Lajeado.

As ações das Forças Armadas incluem resgate de pessoas ilhadas, distribuição de água e alimentos, além de assistência na recuperação de infraestruturas danificadas. Barracas foram montadas para triagem de desabrigados, fornecendo abrigo e colchões para os necessitados. Até agora, sete pessoas foram resgatadas de áreas isoladas pela inundação.

Complementando o esforço militar, o Ministério da Defesa ativou formalmente o Comando Operacional Conjunto Taquari II, responsável por coordenar todas as operações de ajuda emergencial nas áreas afetadas. Esta ativação segue o sucesso da Operação Taquari I, que também respondeu a enchentes na região no ano anterior, provando a eficácia e prontidão das Forças Armadas em crises.

Com informações do Brasil 247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians