Temporal no Rio Grande do Sul deixa meio milhão sem água e 300 mil sem luz

Portal Plantão Brasil
2/5/2024 15:06

Temporal no Rio Grande do Sul deixa meio milhão sem água e 300 mil sem luz

0 0 0 0

247 visitas - Fonte: Plantão Brasil

Após os intensos temporais que assolaram o Rio Grande do Sul, a situação é crítica: mais de meio milhão de pessoas estão sem abastecimento de água e aproximadamente 300 mil sem energia elétrica. Os dados da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) indicam que 543.753 clientes foram afetados, enquanto as empresas de energia elétrica reportam que centenas de milhares de residências estão às escuras.

A severidade da tempestade também comprometeu a infraestrutura de comunicação: múltiplos municípios estão sem serviços de telefonia e internet. A situação levou o governo estadual a decretar estado de calamidade pública e a mobilizar todos os órgãos públicos para assistência emergencial.

O governo recomendou que os moradores de áreas de risco no Vale do Taquari evacuem para locais seguros, uma vez que o nível do rio Taquari alcançou marcas históricas, elevando o risco de inundações catastróficas. Escolas suspenderam aulas para garantir a segurança de todos.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em solidariedade ao povo gaúcho, visitou a região acompanhado de ministros, para coordenar a resposta ao desastre com o governador Eduardo Leite. Ambos têm discutido e planejado ações conjuntas para mitigar os efeitos dos temporais e garantir o bem-estar dos afetados.


As chuvas contínuas aumentam o temor de novas inundações, especialmente nas regiões norte e nordeste do estado. O governo monitora de perto as barragens e está pronto para ativar planos de emergência se necessário. A situação demanda uma resposta rápida e eficaz diante do que pode ser um dos maiores desastres naturais da história recente do estado.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians