A Polícia Civil investiga disseminadores de mentiras sobre a crise no RS

Portal Plantão Brasil
7/5/2024 13:07

A Polícia Civil investiga disseminadores de mentiras sobre a crise no RS

0 0 0 0

569 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Polícia Civil do Rio Grande do Sul iniciou uma série de investigações para combater a disseminação de notícias falsas em meio à catástrofe das enchentes que assolam o estado, resultando na morte de 90 pessoas. Segundo a Secretaria da Segurança Pública, o objetivo é identificar e punir aqueles que se aproveitam deste momento trágico para lucrar.

Fake news como a suposta exigência de habilitação para conduzir barcos e a falsa informação de corpos à deriva em Canoas estão entre os casos sob escrutínio. Além disso, fraudes envolvendo pedidos de doações por Pix atribuídos erroneamente ao governo do estado também estão sendo investigados.

A situação ganhou mais visibilidade após o influenciador digital Pablo Marçal ser publicamente desmentido por várias autoridades gaúchas. Ele havia propagado nas redes sociais que a Secretaria da Fazenda estaria barrando doações por falta de notas fiscais, o que foi prontamente refutado pela Brigada Militar e outras instituições por meio de vídeos e comunicados oficiais.

O delegado Sodré, chefe de polícia, destacou que já existem oito investigações em curso, visando não apenas esclarecer os fatos, mas também responsabilizar os autores dessas fake news, que visam espalhar pânico e angariar benefícios financeiros indevidos.

Arthur Lemos, Secretário-chefe da Casa Civil, reforçou em nota que não há restrições ou exigências de documentação para transporte de ajudas, e que a fiscalização foi relaxada para acelerar o suporte às vítimas da enchente, garantindo que a ajuda chegue rapidamente aos necessitados.

Com informações de O Globo

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians