Influenciadora religiosa gaúcha atribui culpa por desastre climático a "terreiros de macumba"

Portal Plantão Brasil
7/5/2024 17:26

Influenciadora religiosa gaúcha atribui culpa por desastre climático a "terreiros de macumba"

Na opinião do jurista Lenio Streck, a influenciadora deveria ser presa

0 0 0 0

667 visitas - Fonte: Plantão Brasil

No contexto trágico das enchentes no Rio Grande do Sul, que já resultaram em 90 mortes, a Polícia Civil local intensificou as investigações para combater a disseminação de notícias falsas, que alimentam o caos e prejudicam as vítimas. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, esforços estão sendo concentrados para identificar e punir aqueles que tentam lucrar com a desgraça alheia, espalhando mentiras como a necessidade de habilitação para conduzir barcos ou a existência de corpos boiando nas águas em Canoas.

Destacou-se o caso do influenciador Pablo Marçal, que divulgou falsamente que a Secretaria da Fazenda estaria barrando doações sem nota fiscal. Esta informação foi prontamente desmentida pela Brigada Militar, que esclareceu não estar realizando fiscalizações ou exigindo notas fiscais para as embarcações que transportam ajuda, assegurando que o foco está totalmente voltado para o resgate e apoio às vítimas.

A Secretaria da Segurança Pública ressaltou que está determinada a aplicar todo o rigor da lei na responsabilização dos disseminadores dessas falsidades. O delegado Sodré, chefe de polícia, informou que já estão em curso oito investigações relacionadas a esses atos irresponsáveis que fomentam pânico e buscam benefícios financeiros em meio à crise.



Outra fake news veiculada por Michele Dias Abreu, uma influenciadora religiosa, atribuiu as causas das enchentes a práticas religiosas de matriz africana, sugerindo que seriam um "castigo divino". Esse tipo de declaração não apenas desinforma como também incita o preconceito e a intolerância em um momento que deveria ser de solidariedade.

Lenio Streck, renomado jurista, em entrevista, condenou essas ações, destacando a necessidade de uma resposta rápida e efetiva do Estado e do Ministério Público para impedir que tais atitudes prejudiquem ainda mais a população afetada. Ele defendeu a prisão e o bloqueio das redes sociais dos indivíduos que se aproveitam do desastre para propagar ódio e desinformação.

Veja o vídeo da influenciadora:


Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians