RS enfrenta onda crescente de crimes em meio à tragédia das enchentes

Portal Plantão Brasil
8/5/2024 09:01

RS enfrenta onda crescente de crimes em meio à tragédia das enchentes

0 0 0 0

307 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A crise humanitária que se abate sobre o Rio Grande do Sul devido às intensas chuvas que devastam a região desde a última semana tem agravado a situação com episódios de violência, incluindo saques, roubos e ataques a voluntários. Porto Alegre, por exemplo, relata que diversos estabelecimentos no centro da cidade foram saqueados, conforme narrativas de residentes. A desordem não se limita à capital, estendendo-se por várias outras cidades metropolitanas, onde a criminalidade aproveita-se da vulnerabilidade temporária causada pelas enchentes.

Moradores de Canoas, uma das áreas mais afetadas, relatam que criminosos estão se disfarçando de vítimas para assaltar aqueles que estão tentando ajudar. Em Novo Hamburgo, a comunidade tem se armado para proteger suas propriedades contra possíveis invasores. A situação é tão crítica que muitos preferem enfrentar a ameaça das águas a deixar suas casas desprotegidas.

Como resposta, o governador Eduardo Leite anunciou a chegada de um reforço significativo na segurança, com o envio de 400 novos agentes da Força Nacional, somando-se aos 544 já presentes entre membros da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. Essa medida visa fortalecer a segurança pública e garantir a ordem em meio ao caos.

Além disso, foi lançado o Programa Mais Efetivo, que convoca mil policiais da reserva para se juntar ao esforço de resposta à crise. A medida também inclui o retorno de todos os agentes que estavam de férias ou em funções administrativas para atuar nas regiões mais impactadas.

Em meio a essa onda de criminalidade, a Brigada Militar intensificou suas operações em várias cidades, incluindo Montenegro, Canoas, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Ivoti, Bento Gonçalves e Porto Alegre. A ação resultou na prisão de 32 pessoas envolvidas em atividades criminosas relacionadas ao contexto das enchentes.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians