Barragem em São Francisco de Paula entra em estado de emergência e a população evacuada

Portal Plantão Brasil
14/5/2024 13:23

Barragem em São Francisco de Paula entra em estado de emergência e a população evacuada

0 0 0 0

199 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A Defesa Civil e a Prefeitura de São Francisco de Paula (RS) orientaram os moradores próximos à encosta de uma barragem a deixarem suas casas com urgência devido ao risco de deslizamento. O alerta foi direcionado à população que vive no entorno da Usina Hidrelétrica Bugres/Barragem Salto.

Segundo o órgão, a barragem está em status de emergência após as intensas chuvas na região norte do estado. Um deslizamento poderia gerar ondas no reservatório, atingindo casas nas áreas costeiras do rio Caí.

Em nota, a Defesa Civil afirmou que a barragem passou do nível de alerta para emergência, indicando um “risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas”.

A população foi alertada por veículos da Defesa Civil que circularam nas áreas afetadas, emitindo avisos por alto-falantes. O prefeito Marcos Aguzzoli (PP) também fez um apelo nas redes sociais: “Por precaução, pedimos que vocês evacuem o Salto”.

A Prefeitura orientou que os moradores se dirijam ao Centro do Idoso, na rua Antônio Francisco Lisboa, que está oferecendo abrigo e assistência. São Francisco de Paula é um dos 450 municípios gaúchos afetados pelas enchentes.

Além da usina de Bugres, a Barragem de Santa Lúcia, em Putinga, também está em nível de emergência. Outras seis barragens estão em nível de alerta: UHE 14 de Julho (Cotiporã e Bento Gonçalves); UHE Dona Francisca (Nova Palma); PCH Salto Forqueta (São José do Herval/Putinga); Barragem Capané (Cachoeira do Sul); Barragem São Miguel (Bento Gonçalves); e Barragem Saturnino de Brito (São Martinho da Serra).


Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians