Porto Alegre: Prefeito abandona empresa de saneamento com mais de 2,5 mil cargos desocupados

Portal Plantão Brasil
14/5/2024 13:53

Porto Alegre: Prefeito abandona empresa de saneamento com mais de 2,5 mil cargos desocupados

0 0 0 0

796 visitas - Fonte: PlantãoBrasil

A administração do prefeito Sebastião Melo em Porto Alegre enfrenta críticas severas pelo manejo do Departamento Municipal de Águas e Esgotos (Dmae). A entidade, responsável pela manutenção do sistema de contenção de cheias, tem mais de 2.500 cargos vagos e não realizou os investimentos necessários para a manutenção adequada do sistema, contribuindo para o fracasso na contenção das enchentes devastadoras deste ano.

Melo, que anteriormente propôs a privatização do Dmae, agora busca uma "parceria" com o setor privado, uma decisão que surge após a extinção do Departamento de Esgotos Pluviais na gestão de Nelson Marchezan (PSDB). Esta mudança consolidou a responsabilidade de gestão de esgotos e cheias no Dmae, que não recebeu o reforço financeiro necessário para atender a essa demanda expandida.

A cidade, que possui 23 estações de bombeamento de águas pluviais, viu apenas quatro funcionando efetivamente durante as recentes inundações, o que levou a alagamentos significativos em várias áreas, incluindo o centro e o Aeroporto Salgado Filho. Segundo o engenheiro Augusto Damiani, ex-diretor-geral do DEP e do Dmae, a falha se deveu a uma operação inadequada do sistema, com comportas necessitando de reparos há anos sem receber a devida atenção.

Um vídeo de Damiani criticando a gestão das infraestruturas de contenção de cheias e a falta de investimento adequado se tornou viral, destacando a negligência contínua que compromete a segurança dos cidadãos de Porto Alegre. A situação atual ressalta a necessidade urgente de investimentos substanciais e de uma gestão focada no bem-estar público, não apenas em interesses comerciais.

Com informações do Brasil247

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians