Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras e indica Magda Chambriard

Portal Plantão Brasil
15/5/2024 09:27

Lula demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras e indica Magda Chambriard

0 0 0 0

427 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O período de Jean Paul Prates na presidência da Petrobras chegou ao fim. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) demitiu o CEO da maior empresa brasileira nesta terça-feira (14). Nos próximos dias, Lula deve nomear Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo Dilma Rousseff (PT), como nova presidente da Petrobras.

Prates, que foi senador pelo PT do Rio Grande do Norte até janeiro de 2023, já estava politicamente enfraquecido na presidência da Petrobras. Conflitos entre ele e figuras do governo, como o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, indicavam que sua demissão era iminente. Lula já havia discutido a substituição de Prates com outros nomes, como Aloizio Mercadante, presidente do BNDES.

A situação de Prates piorou após uma entrevista de Silveira à Folha de S.Paulo, onde o ministro afirmou que não abriria mão de seu poder sobre a Petrobras. Em resposta, Prates exigiu uma posição definitiva de Lula sobre a questão, o que foi interpretado como uma pressão sobre o presidente, desagradando profundamente Lula.

Apesar do apoio de figuras como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Prates não resistiu. Do ponto de vista gerencial, Prates e sua diretoria queriam que metade dos recursos excedentes no caixa da empresa fosse distribuída aos acionistas. No entanto, o grupo ligado ao ministro de Minas e Energia preferia que esses recursos fossem retidos em um fundo da Petrobras.

Lula, concordando com a retenção dos recursos, instruiu conselheiros a votarem contra a distribuição dos excedentes aos acionistas. Prates, no entanto, contestou publicamente a decisão do presidente, o que levou Lula a desmenti-lo para a imprensa.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians