Magda Chambriard é a nova presidente da Petrobras, anuncia Lula

Portal Plantão Brasil
15/5/2024 11:10

Magda Chambriard é a nova presidente da Petrobras, anuncia Lula

0 0 0 0

555 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O presidente Lula (PT) demitiu Jean Paul Prates da presidência da Petrobras na noite desta terça-feira (14). A decisão ocorreu após o descontentamento com os resultados da gestão de Prates, principalmente devido ao prejuízo de 38% registrado no primeiro trimestre, divulgado na segunda-feira (13).

Para substituir Prates, Lula nomeou a engenheira civil Magda Maria de Regina Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) durante o governo Dilma Rousseff (PT). Magda tem uma longa trajetória no setor, tendo iniciado sua carreira na Petrobras em 1980 e atuado em diversos cargos de destaque na ANP.

A demissão de Prates já era esperada devido a conflitos internos com membros do governo, como o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e o ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa. Apesar de contar com apoio de figuras influentes como o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, Prates não conseguiu manter seu cargo.

A situação se agravou após uma entrevista de Silveira à Folha de S.Paulo, onde o ministro enfatizou sua autoridade sobre a Petrobras. Em resposta, Prates pediu uma posição definitiva de Lula, o que foi interpretado como pressão sobre o presidente. Lula ficou profundamente insatisfeito com essa atitude.

Prates também divergiu do governo sobre o destino dos recursos excedentes no caixa da empresa. Enquanto ele e sua diretoria queriam repassar metade desses recursos aos acionistas, o grupo ligado ao ministro de Minas e Energia preferia a retenção dos recursos em um fundo da Petrobras. Lula apoiou a retenção, instruindo conselheiros a votarem contra a distribuição aos acionistas. Prates contestou publicamente a decisão, levando Lula a desmenti-lo.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians