Conselho de Ética arquiva pedido de cassação de Delegado da Cunha

Portal Plantão Brasil
15/5/2024 17:39

Conselho de Ética arquiva pedido de cassação de Delegado da Cunha

0 0 0 0

429 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (15) arquivar o pedido de cassação do deputado Delegado da Cunha (PP-SP), acusado de agredir sua ex-companheira. Com 13 votos a favor e cinco contra, a maioria dos membros do Conselho seguiu o parecer do relator, deputado Albuquerque (Republicanos-RR), que recomendou apenas uma censura verbal ao parlamentar.

Conforme o Código de Ética da Câmara, a censura verbal será aplicada pelo presidente da Casa em sessão plenária ou pelo presidente da comissão durante suas reuniões. O deputado Delegado da Cunha é réu por lesão corporal e violência doméstica contra Betina Grusiecki, sua ex-companheira. Em março, uma reportagem do Fantástico revelou gravações em que o parlamentar ameaça a vítima, incluindo a frase: “Pode parar, senão vou te matar aqui”.

O deputado ganhou notoriedade ao gravar vídeos de operações policiais para o YouTube, incluindo ações encenadas. Membro da bancada da bala, ele ameaçou atirar em sua ex-companheira, com quem foi casado por três anos. “Vou encher tua cara de tiro”, disse o Delegado da Cunha em um dos vídeos gravados por Betina.

Após a aprovação da censura, o deputado pediu desculpas à ex-companheira e aos filhos. “Quero publicamente me desculpar, não admitindo o erro, eu e minha ex-companheira estamos sendo punidos por todo esse desgaste público”, disse, negando novamente as agressões. “Desde o princípio, afirmei que não pratiquei nenhuma agressão. Eu, que sou professor de defesa pessoal, e minha ex-companheira, que é lutadora, tivemos uma troca mútua de agressões verbais.”

Votaram pelo arquivamento do pedido de cassação e a favor da censura ao Delegado da Cunha: Albuquerque (Republicanos-RR),
Alexandre Leite (União-SP),
Delegado Fabiano Costa (PL-AL),
Domingos Sávio (PL-MG),
Júlio Arcoverde (PP-PI),
Junior Lourenço (PL-MA),
Leur Lomanto Jr. (União-BA),
Luciano Vieira (Republicanos-RJ),
Márcio Marinho (Republicanos-BA),
Paulo Magalhães (PSD-BA),
Ricardo Maia (MDB-BA),
Rosângela Reis (PL-MG) e
Sidney Leite (PSD-AM).

Votaram pela cassação:
Ana Paula Lima (PT-SC),
Chico Alencar (Psol-RJ),
Jack Rocha (PT-ES),
Jilmar Tatto (PT-SP) e
Josenildo (PDT-AP).

Com informações do Congresso em Foco

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians