STF pede à Interpol a inclusão dos terroristas de 8 de janeiro na lista vermelha

Portal Plantão Brasil
16/5/2024 12:32

STF pede à Interpol a inclusão dos terroristas de 8 de janeiro na lista vermelha

0 0 0 0

442 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, solicitou nesta quarta-feira (15) a inclusão de 51 acusados de participação nos ataques terroristas bolsonaristas de 8 de janeiro de 2023 na difusão vermelha da Interpol. A jornalista Malu Gaspar, do jornal O Globo, informa que a medida visa colocar sob escrutínio internacional os envolvidos nos ataques, que estão foragidos ou com mandados de prisão em aberto após desativarem suas tornozeleiras eletrônicas.

Essa decisão surge após a constatação de que essas pessoas estavam evitando a Justiça e a Polícia Federal. Um levantamento conduzido pelo portal UOL, divulgado na terça-feira (14), revelou que pelo menos dez bolsonaristas investigados ou condenados por participação nos ataques de janeiro quebraram suas tornozeleiras eletrônicas e fugiram do país.

Com base em registros do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), além de entrevistas com fontes próximas às investigações, foi constatado que 51 pessoas suspeitas de envolvimento nos atos golpistas estão foragidas ou com mandados de prisão em aberto, após danificarem suas tornozeleiras.

Destes fugitivos, dez indivíduos teriam cruzado as fronteiras dos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul neste ano, com destino à Argentina e ao Uruguai. Sete desses indivíduos já foram sentenciados pelo Supremo Tribunal Federal a mais de dez anos de prisão por sua participação nos ataques de 8 de janeiro.

Com a inclusão desses fugitivos na lista vermelha da Interpol, seus dados e identificações serão distribuídos nos sistemas de busca da Polícia Federal em todo o mundo, intensificando os esforços para localizá-los e trazê-los à justiça.

Com informações do Brasil 247




Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians