Marina Silva destaca que eventos extremos serão o novo normal no Brasil

Portal Plantão Brasil
17/5/2024 11:46

Marina Silva destaca que eventos extremos serão o novo normal no Brasil

0 0 0 0

657 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A crise climática tem se intensificado e causado tragédias como as que afetam o Rio Grande do Sul. Diante desse cenário, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, fez um alerta nesta quinta-feira (16): o que antes era considerado um evento extremo está se tornando o novo normal.

Em entrevista ao programa A Voz do Brasil, da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Marina Silva destacou a gravidade da situação. “Provavelmente, aquilo que era evento extremo vai se transformar no normal e os novos eventos extremos nós nem sabemos ainda quais são”, afirmou a ministra.

Marina ressaltou que o Brasil possui 1.942 municípios vulneráveis às mudanças climáticas e seus efeitos, que serão cada vez mais frequentes e intensos. “No ano passado nós também tivemos enchentes no Vale do Taquari (RS), este ano a área de abrangência foi maior e a intensidade do problema também. Sendo que ano passado foram duas vezes na região, já é a terceira vez que eles estão passando pelo processo de reconstrução”, destacou.

Os temporais no Rio Grande do Sul atingem 449 municípios, deixando mais de 76 mil pessoas em abrigos, 538 mil desalojados e afetando 2,1 milhões de pessoas. O governo federal está elaborando um plano para enfrentar o risco climático intenso. Marina Silva enfatizou a necessidade de adaptação e preparação dos municípios suscetíveis a esses eventos extremos, para que sofram menos consequências.

Ela também alertou para os efeitos secundários dos eventos extremos, como incêndios. “Nós vamos ter esse ano de 2024 uma situação propensa a incêndios jamais vistos na história do nosso país. É preciso trabalhar com todos os esforços para diminuir o dano e as consequências”, afirmou a ministra.

Marina comentou que o novo normal é que eventos climáticos extremos continuarão acontecendo, mas o governo deve estar mais preparado e adaptado por meio de políticas de médio e longo prazo. “É uma intervenção para que a gente saia da lógica de ficar apenas fazendo gestão do desastre para a gestão do risco”, reforçou.

Além disso, a ministra falou sobre a importância da redução do desmatamento para reverter o cenário atual, destacando o Plano de Transformação Ecológica, lançado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na COP28. O plano visa promover o desenvolvimento econômico e social sustentável com base em seis eixos: finanças sustentáveis, economia circular, adensamento tecnológico, bioeconomia, transição energética e infraestrutura resiliente.

“O dever de casa não é só do Brasil, é do mundo inteiro”, concluiu Marina.

Assista ao vídeo da Ministra Marina Silva:

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians