Ministro Paulo Pimenta prevê reabertura do aeroporto Salgado Filho em seis meses

Portal Plantão Brasil
17/5/2024 14:29

Ministro Paulo Pimenta prevê reabertura do aeroporto Salgado Filho em seis meses

0 0 0 0

185 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro Paulo Pimenta, encarregado da reconstrução do Rio Grande do Sul, afirmou que o aeroporto Salgado Filho deve permanecer fechado por pelo menos mais seis meses devido aos estragos causados pelas enchentes. Em entrevista ao programa Balanço Geral, da Record, nesta quinta-feira (16), Pimenta destacou a complexidade das ações necessárias para a reabertura do aeroporto.

Pimenta explicou que, além de esperar as águas baixarem, será necessário um extenso processo de limpeza, reparos e reconstrução do saguão, prédios e pistas de pouso. “Em menos de seis meses não acredito que volte a funcionar. A pista está embaixo d’água. Quando baixar, terá que ser feito um grande estudo. Essa pista virou uma espécie de esponja. Possivelmente, terá de ser feito um trabalho de sondagem para reforço dessa pista. Sinceramente, acho que, dificilmente, em menos de seis meses esse aeroporto volte a funcionar”, avaliou o ministro.

Ao longo da primeira semana de maio, o aeroporto Salgado Filho foi inundado pelas águas do Guaíba, levando ao cancelamento de todos os voos. Construído às margens do lago, o aeroporto sofreu com a cheia dos rios que desembocam no Guaíba. No dia 6 de maio, as imagens aéreas mostravam as pontes de embarque parecendo um cais de porto, com os aviões flutuando na inundação.

Apesar de o nível do Guaíba ter começado a baixar, alcançando 4,98 metros, ainda está longe do ideal para iniciar uma avaliação precisa sobre a reabertura do aeroporto, que exige que o nível baixe para pelo menos 3 metros. Assim, a previsão de Pimenta, embora pareça longa, é considerada realista.

A Aeronáutica havia informado que as atividades do aeroporto seriam suspensas por pelo menos mais 90 dias além de 30 de maio, o que adiaria a reabertura para setembro. No entanto, a avaliação de Pimenta sugere que o retorno às atividades pode demorar ainda mais, talvez até novembro, dependendo das condições encontradas e do andamento das avaliações técnicas.

Ainda, nem o poder público nem a Fraport, empresa que administra o aeroporto, conseguiram fornecer um prazo exato para a limpeza e reparo do local. O prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, admitiu a dificuldade de realizar uma vistoria técnica nas atuais condições.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians