Rio Grande do Sul terá cidades provisórias para abrigar vítimas da catástrofe

Portal Plantão Brasil
17/5/2024 15:06

Rio Grande do Sul terá cidades provisórias para abrigar vítimas da catástrofe

0 0 0 0

189 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A tragédia das chuvas no Rio Grande do Sul já se tornou a maior catástrofe ambiental da história do Brasil. Devido à devastação que afetou milhões de pessoas, será necessário construir ’cidades provisórias’ para abrigar quem não tem mais uma casa para retornar quando o nível da água baixar. Atualmente, são 615 mil gaúchos fora de seus lares, embora esse número deva diminuir nos próximos dias.

Mesmo assim, serão necessárias instalações de emergência com itens mínimos para garantir a dignidade desses brasileiros. Foi a partir daí que o governo do Rio Grande do Sul anunciou oficialmente nesta quinta-feira (16) a construção de pelo menos quatro ’cidades provisórias’ para que os ocupantes de abrigos públicos possam ter melhores condições de vida até uma solução de moradia definitiva.

Segundo o vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza (MDB), a capital Porto Alegre e os municípios de Canoas, São Leopoldo e Guaíba deverão ser os locais onde essas ’cidades provisórias’ serão construídas. Em Porto Alegre, o bairro Porto Seco será o local para a colocação das barracas e estruturas. Em São Leopoldo, o Parque de Eventos abrigará os desabrigados. Em Canoas, o Centro Olímpico Municipal é a área reservada para as instalações provisórias, restando apenas Guaíba sem lugar definido.

"Temos pouco tempo para começar a montar. A ideia é que, na próxima semana, iniciaremos a contratação para começar a montar essas estruturas provisórias", disse Gabriel Souza em entrevista à Rádio Gaúcha (GZH).

De acordo com o governo do estado, as ’cidades provisórias’ contarão com banheiros em boas condições, pontos de saúde, cozinhas amplas, além de locais para crianças e animais de estimação.

Com informações da Fórum

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians