TRE-RJ julga cassação do governador Cláudio Castro por uso eleitoral de cargos secretos

Portal Plantão Brasil
17/5/2024 17:09

TRE-RJ julga cassação do governador Cláudio Castro por uso eleitoral de cargos secretos

0 0 0 0

239 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) começa nesta sexta-feira (17) o julgamento que pode levar à cassação do governador Cláudio Castro (PL), do vice Thiago Pampolha (MDB) e do presidente da Assembleia Legislativa, Rodrigo Bacellar (União Brasil).

O Ministério Público Eleitoral (MPE) acusa o uso de cargos "secretos" do governo para fins eleitorais em 2022. A decisão da Corte é imprevisível e pode resultar em um resultado apertado, segundo informações do Globo.

A principal acusação envolve uma "folha de pagamento secreta" com 27 mil cargos na Fundação Ceperj e 18 mil na Uerj, conforme revelou o portal Uol. Essas nomeações teriam sido usadas para obter benefícios eleitorais. De acordo com o MPE, os saques em dinheiro realizados por esses funcionários ultrapassaram R$ 220 milhões, e testemunhas confirmaram que essas pessoas trabalharam em prol de campanhas eleitorais.

Além dos três líderes, outros políticos com cargos eletivos também são alvos de pedidos de perda de direitos políticos. Entre eles estão Aureo Ribeiro (deputado federal pelo Solidariedade), Max Lemos (deputado federal pelo PDT), Léo Vieira (deputado estadual pelo Republicanos), Bernardo Rossi (secretário estadual de Ambiente), Gutemberg de Paula Fonseca (suplente de deputado federal pelo PL) e Marcos Venissius da Silva Barbosa (suplente de deputado federal pelo Podemos).

Segundo o MPE, esses políticos praticaram abuso de poder político e econômico, utilizando a máquina pública para obter vantagens financeiras ilícitas e garantir sucesso na reeleição ao Governo do Estado nas Eleições Gerais de 2022.

A previsão é que o julgamento não seja concluído hoje. Após o voto do relator Peterson Barroso Simão, desembargador e corregedor do TRE, os outros seis magistrados precisam votar. Existe a possibilidade de um deles pedir vista, o que prolongaria a análise do processo.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians