Geólogo da UFRGS alerta sobre custo de bilhões para reconstruir RS após catástrofe

Portal Plantão Brasil
17/5/2024 17:16

Geólogo da UFRGS alerta sobre custo de bilhões para reconstruir RS após catástrofe

0 0 0 0

258 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O geólogo e doutor em Ecologia de Paisagem, Rualdo Menegat, professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), aponta que as fortes chuvas e a catástrofe histórica no estado são causadas por fatores como aquecimento global, falta de planejamento urbano e baixo investimento em infraestruturas contra cheias. Menegat é também organizador do "Atlas Ambiental de Porto Alegre", publicado em 1998.

"Vamos gastar bilhões de reais para deixar funcional novamente a nossa vida aqui no Rio Grande do Sul: estamos pagando caro por ocupar o lugar da água", afirmou Menegat em entrevista à GaúchaZH. Ele ainda ressalta que a tragédia atual foi uma "surpresa" apesar do histórico da capital gaúcha no enfrentamento de enchentes e inundações.

Menegat avalia que as cheias atuais também são consequência da situação geográfica de Porto Alegre, que fica no sopé do Planalto Meridional, da “desestruturação” do ecossistema local, que faz com que a água escorra mais rápido para os rios, da falta de uma infraestrutura adequada para proteger a população de inundações e da incapacidade da Defesa Civil de preparar a população para casos do tipo.

"Foram os pensamentos do século 19 e 20 – dos nossos pais, avós e bisavós – que nos trouxeram até aqui e que nos remeteram para essa situação. Não podemos usá-las para a nossa reconstrução. Isso seria insistir no erro", concluiu Menegat.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians