STF decreta prisão de 47 terroristas e procuradoria inclui foragidos na lista da Interpol

Portal Plantão Brasil
17/5/2024 17:30

STF decreta prisão de 47 terroristas e procuradoria inclui foragidos na lista da Interpol

0 0 0 0

345 visitas - Fonte: Plantão Brasil

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), ordenou a prisão de 47 condenados ou investigados pelo ataque terrorista de 8 de janeiro de 2023 em Brasília. Entre eles, pelo menos cinco foragidos já deixaram o Brasil.

A decisão do ministro foi tomada após a revelação de que ao menos dez bolsonaristas quebraram suas tornozeleiras eletrônicas e fugiram do país. Ao todo, os mandados de prisão são contra 40 condenados e sete investigados no inquérito sobre o ataque.

Entre os alvos da determinação de Moraes estão Fátima Aparecida Pleti, empresária de Bauru (SP), e Gilberto Ackermann, corretor de seguros de Balneário Camboriú (SC). Ambos foram condenados por tentativa de golpe de Estado e fugiram para a Argentina. Na decisão, Moraes justificou a prisão preventiva de Ackermann por “receio de fuga” e para garantir a aplicação da lei penal. Fátima Pleti, que quebrou sua tornozeleira eletrônica em março, teve sua prisão decretada por desrespeitar as medidas cautelares.

Outros três fugitivos bolsonaristas também foram identificados fora do Brasil. Letícia Santos Lima, de Taubaté (SP), deixou o país em março após sua tornozeleira parar de funcionar, buscando refúgio político. O casal Kathy Le Thi dos Santos e Esdras Jônatas dos Santos, de Belo Horizonte (MG), fugiram para os Estados Unidos logo após o ataque. Moraes destacou que o casal organizou e financiou o deslocamento dos golpistas para Brasília.

As ordens de prisão foram emitidas nos últimos três dias e citam violações de medidas cautelares, como a quebra de tornozeleiras, falta de apresentação à Vara de Execuções Penais e risco de fuga. O procurador-geral da República, Paulo Gonet, pediu a inclusão de 51 foragidos na lista de difusão vermelha da Interpol, que reúne bolsonaristas com mandados de prisão em aberto ou que inutilizaram suas tornozeleiras antes de fugir.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians