Prefeito de Porto Alegre rejeita solução oferecida para resolver inundação em 48 horas

Portal Plantão Brasil
17/5/2024 20:12

Prefeito de Porto Alegre rejeita solução oferecida para resolver inundação em 48 horas

0 0 0 0

1347 visitas - Fonte: Plantão Brasil

A inundação em Porto Alegre poderia ser resolvida em até 48 horas se o prefeito Sebastião Melo adotasse as recomendações de especialistas, acadêmicos, cientistas e ex-diretores dos departamentos de Esgotos Pluviais (DEP) e de Águas e Esgotos (DMAE), entregues a ele nesta sexta-feira, 17 de maio.

As medidas propostas são exequíveis e já mostraram eficácia em estações de bombeamento da cidade que foram consertadas, como nos bairros Menino Deus e Cidade Baixa, onde as águas refluíram mesmo com o nível do Guaíba acima dos 5,2 metros na última terça-feira, 14 de maio.

Os especialistas recomendam o uso de mergulhadores para vedar comportas e impermeabilizar áreas de infiltração com materiais específicos, o fechamento hermético de tampas de dutos para impedir o refluxo de água e a energização ou conserto das casas de bombas que devolvem a água para o Guaíba.

O engenheiro Vicente Rauber, ex-diretor do DEP e signatário do documento, participou da reunião para formalizar a entrega ao prefeito. Segundo Rauber, “Melo nos atendeu por alguns minutos e se retirou apressado, dizendo que continuaria falando conosco”.

A reunião prosseguiu com o assessor do prefeito, Marcus Vinícius Caberlon, “que negou os problemas o tempo inteiro”. Rauber alertou que a Prefeitura tem duas opções: continuar com o negacionismo, agravando a situação, ou adotar as propostas para interromper o sofrimento da população e os prejuízos da cidade.

Apesar das sugestões para acelerar o escoamento das águas e acabar com a inundação em até 48 horas, a administração municipal permanece impassível, ameaçando deixar Porto Alegre alagada por pelo menos 20 dias, embora pudesse resolver o problema rapidamente.

Com essa postura, o prefeito Sebastião Melo assume a responsabilidade pelos danos e prejuízos à população e empresas, além da exposição a um risco sanitário ainda maior. A recusa em adotar as medidas necessárias agrava sua responsabilidade administrativa, cível e criminal.

Com informações do DCM

Plantão Brasil foi criado e idealizado por THIAGO DOS REIS. Apoie-nos (e contacte-nos) via PIX: apoie@plantaobrasil.net



APOIE O PLANTÃO BRASIL - Clique aqui!

Se você quer ajudar na luta contra Bolsonaro e a direita fascista, inscreva-se no canal do Plantão Brasil no YouTube.



O Plantão Brasil é um site independente. Se você quer ajudar na luta contra o golpismo e por um Brasil melhor, compartilhe com seus amigos e em grupos de Facebook e WhatsApp. Quanto mais gente tiver acesso às informações, menos poder terá a manipulação da mídia golpista.


Últimas notícias

Notícias do Flamengo Notícias do Corinthians